"Quero fazer da minha existencia lesbica feminista a produção crítica de mim mesma e do mundo!"

(frase criada por várias lésbicas feminista do Brasil- Marylucia Mesquita, Luanna Marley, Kaká Kolinsk...)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

E o trio do LAMCE?

Olá, mulheres que acompanham nosso Blog!
Tem muita gente perguntando.. "Como faço pra conseguir uma credencial pro trio do LAMCE?".

Desde que o LAMCE surgiu, todo ano, para nós, era um orgulho ver o nosso trio, ou o trio das lésbicas, na Av. Beira-mar, no dia da Parada.

O Trio, para nós sempre foi sinonimo de VISIBILIDADE, coisa que nos foi negada, pelo histórico processo de invisibilidade da mulher lésbica e bissexual, trazido junto com o patriarcado para nossa sociedade.

O mundo é gay? talvez, mas só dos gays mesmo. Para exemplificar, a madrinha da parada esse ano, é Vânia Dutra, ex presidente da associação das primeiras damas! Nós definitivamente, não achamos legal, homenagear uma pessoa só por que ela é mulher de um prefeito, governador ou presidente. Nós Queremos visibilidade para as mulheres, sem os homens. Não acreditamos que uma mulher deva sempre estar vinculada a uma imagem masculina. Mulheres são capazes sem os homens! Somos seres humanos completos, com capacidade intelectual plena, não queremos reforçar a ideia patriarcal heterossexista, e parece que é exatamento isso que está sendo reforçado, ao homenagear uma primeira dama. Não sabemos o que realmente fez Vânia Dutra merecer o título de madrinha da parada. Nós tentamos dialogar com o movimento que a elegeu madrinha. mas não houve diálogo. Queríamos pela primeira vez uma mulher lésbica como madrinha da parada. e não fomos sequer levada em consideração.

Outro exemplo, é o tema da Parada esse ano.....

40 anos de stonewall, 30 anos de movimento homossexual brasileiro, 20 anos de GRAB e 10 anos de Parada. E a luta do movimento continua.....

Nós mulheres lésbicas e bissexuais, não nos vemos, não nos enxergamos nesse tema. Várias conquistas do movimento lésbico deveriam estar enlencadas, já que estamos falando de movimento LGBT, e não só as conquistas dos Gays, ou melhor, conquistas que foram de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais e que aparecem na história como sendo conquista de gays! . esse ano é ano de SENALE, é ano histórico para as lésbicas. a palavra homossexual, não nos contempla, quando a gente fala em homossexual, a gente lembra dos gays, não lembra das mulheres.

Isso tudo e mais um monte de coisas nos mostra que o processo de invisibilidade patriarcal, se dá até mesmo nas construções do movimento que deveria se chamar LGBT, mas que na realidade é GLBT.

Por isso, o primeiro trio de lésbicas, a 4 anos atrás nos fez comemorar uma vitória contra a invisibilidade patriarcal!

Mas esse ano, nós fizemos uma analise crítica de nossa participação na parada.

Não só o LAMCE, mas o grupo DIVAS, o Coletivo de Jovens Feministas do Ceará, o Fórum Cearense de mulheres, a Marcha Mundial de Mulheres e outros movimentos e ainda, várias mulheres independentes.

E nós, resolvemos que esse ano NÃO VAI TER TRIO DE LÉSBICAS. pq?

- Um trio custa no mínimo 10.000,00 e acreditamo q que essa grana, se fosse investida em formação política, e em visibilidade participativa (não só pra quem tá em cima do trio) seria muito + útil.

-O trio não é um lugar seguro. o ano retrasado, uma garota que estava em cima do trio do LAMCE, esbarrou em um fio elétrico e caiu e teve o braço quebrado, tendo que ir pro IJF no meio da parada...
-Quem sobe no trio não é nem 0,1% da parada. quem não sobe, fica lá em baixo querendo subir, e não dá! o trio só cabe cerca de 25 pessoas! e quem sobe é só o movimento. não queremos distanciamento das mulheres, nós somos movimento, mas na verdade todo mundo deveria ser! não queremos ter o privilégio de subir no trio e outras mulheres não!

-São muitos trios na parada! acaba parecendo que a parada é uma espécie de Fortal, cada trio, uma banda e a galera dançando. Nós não concordamos com esse modelo de parada. queremos uma parada, onde possamos reivindicar nossos direitos. queremos visibilidade política e não visibilidade turística!

Por essas e outras, vamos nos concentrar (Todas as mulheres lésbicas e bissexuais e todas + que se sentirem convidadas) na frente do trio oficial. Com uma batucada de + de 40 batuqueiros, faixas e cartazes para fazer a nossa parada + política e não turística....

E fizemos outro tema, para nossa parada!


Para que isso aconteça de maneira que nossa participação não fique invisível, no meio da multidão da parada, vamos no sábado dia 27 uma oficina de cartazes, faixas, pirulitos e standards. temos vários materiais: tecidos, tnt, tinta, lantejoulas, fitas, canetas, cola colorida, pra todas as mulheres fazerem sua própria bandeira e levar para a Av. Beira-mar no dia da parada, para suas reivindicações.


Contamos com a presença de todas vocês, não só na na nossa caminhada na Parada, mas também na oficina de preparação!



JUNTAS SEREMOS + FORTES E MUITO + VISÍVEIS.

Um comentário:

O DIÁRIO LOUCO disse...

uhummmrrrrrrrrrrrrrrrr....

vamos que vamos...