"Quero fazer da minha existencia lesbica feminista a produção crítica de mim mesma e do mundo!"

(frase criada por várias lésbicas feminista do Brasil- Marylucia Mesquita, Luanna Marley, Kaká Kolinsk...)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Como esquecer: um filme sobre a perda com protagonistas lésbicas

Como esquecer: um filme sobre a perda (27/9/2010)
Assessoria de Comunicação


“Como esquecer” entra no circuito nacional de cinema no dia 15 de outubro. O filme conta a história de Júlia (Ana Paula Arósio), uma professora de literatura inglesa que luta para reconstruir sua vida depois de uma intensa e duradoura relação amorosa com Antônia. No longa, ela vai encontrando e se relacionando com outras pessoas que também estão vivendo a experiência de ter pedido algo muito importante em suas vidas.
Para a diretora, Malu De Martino, a homossexualidade não é um dos principais focos do filme. “Esse é um filme sobre a perda e no qual dois protagonistas são homossexuais. Neste sentido, o cinema brasileiro está muito atrasado. Você vê personagens estereotipados e que não são retratados como deveriam”, ressalta.
 
Até chegar aos cinemas, Como esquecer percorreu um longo caminho em busca de apoiadores e patrocinadores. O primeiro apoio veio através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), em seguida viveram o Banco do Brasil e a Petrobras. “O cinema independente brasileiro passa por diversas dificuldades. Eu sinto que ainda há muita resistência das marcas em agregar seus produtos ao universo GLBT. Esse é um tabu a ser quebrado”, destaca Malu.
 
O filme já foi exibido em sessões fechadas em Brasília e no Rio de Janeiro e também faz parte da programação do Festival de Cinema do Rio. “Como esquecer traz o universo GLBT para o trato comum. Tem toda uma problemática humana adulta sem ser panfletário e é isso que está agradando muito”, finaliza.

Nenhum comentário: