"Quero fazer da minha existencia lesbica feminista a produção crítica de mim mesma e do mundo!"

(frase criada por várias lésbicas feminista do Brasil- Marylucia Mesquita, Luanna Marley, Kaká Kolinsk...)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mulheres contra opressão sexta-feira na Praça da Bandeira - Grande Ato Unificado

Todas juntas na Praça da Bandeira, denunciando todas as formas de opressão!
Sexta-feira próxima, dia 18/3/2011 o movimento organizado de mulheres no Ceará, em toda a sua diversidade (Fórum Cearense de Mulheres, Marcha Mundial de Mulheres, União Brasileira de Mulheres, Coletivo de Mulheres da CUT, Psol, PSTU, PT, PCdoB, CMP,  coletivos independentes, associações de mulheres de bairros, movimento de mulheres lésbicas e bissexuais e outras estarão com suas faixas, bandeiras, standarts e batucadas no Grande Ato Unificado que marca o nosso Março - Mês de luta das mulheres.
O Movimento também está construindo uma nota, com todas as nossas reivindicações e impressões sobre a nossa conjuntura atual.
O LAMCE estará lá também, junto com a Batucada Tambores de Safo.
Compareça você também, vamos juntas fazer um Ceará livre de todas as formas de opressão!!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Ceará Rumo ao ENAMB 2011 - Convite de Atividade Preparatória

            É com grande alegria que nós do LAMCE e do Fórum Cearense de Mulheres convidamos todas as mulheres, especialmente as lésbicas e bissexuais para participarem da atividade preparatória para o ENAMB 2011 - Encontro Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras.


          Nesta atividade, além de nos encontrarmos e partilharmos experiências da nossa luta por um outro mundo possível, vamos debater e discutir os eixos mobilizadores que nortearam a discussão do Encontro Nacional da AMB.

O Encontro Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras (ENAMB) é um espaço de debates aberto e autogestionado por suas participantes. O primeiro ENAMB foi realizado em 2006, e reuniu cerca de 500 mulheres de todo o país.

O ENAMB 2011 será realizado em Brasília/DF, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 30 de março e 2 d abril. Entre os objetivos do encontro está o de contribuir para a orientação das lutas das mulheres, não sendo voltado para deliberações: nada será aprovado ou desaprovado, mas tudo será discutido. Metodologicamente, será organizado de modo a facilitar a escuta das análises, interpretações e proposições resultando de um processo amplo de debates a partir dos agrupamentos estaduais ligados à AMB (Articulação de Mulheres Brasileiras) em todo o país.

A decisão de realizar o ENAMB 2011 se pauta na compreensão de que é imprescindível ampliar, entre as mulheres feministas, o diálogo e a reflexão frente a um contexto de crise na política brasileira, que exige o fortalecimento dos movimentos sociais, entre os quais, os movimentos feministas.

Por isso, um encontro nacional: um espaço democrático para expressar ao mundo o que propomos e o que rejeitamos frente a uma arena política marcada pelas forças do mercado, pelo neoliberalismo, pelo fundamentalismo e pelo pragmatismo político, que abandona o horizonte utópico mobilizador da construção de outra sociedade, com novas relações sociais de gênero e raça, sem desigualdade de classe ou qualquer forma de discriminação.

O momento atual exige a construção de alianças e compromissos comuns entre mulheres feministas, bem como a formulação de um programa de ações coletivas que aprimore os desafios e caminhos da nossa luta.

Dentro da programação autogestionada são sugeridas atividades, que além do caráter político, tenham também um caráter cultural e artístico, possibilitando uma interação político-cultural das mulheres feministas de diversas frentes de luta e provenientes de diversas localidades do nosso país.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Convite - Almoço Debate: "A criminalização das mulheres a partir da articulação de setores conservadores da sociedade junto ao Ministério Público"


A RENAP-CE em parceria com o Fórum Cearense de Mulheres, convida a todas e todos para estarem presentes a esse importante almoço-debate, que vai tratar especialmente da discussão da criminalização das mulheres que praticam aborto e os movimentos conservadores da sociedade. Entre as debatadoras, Alessandra Guerra, coordenadora colegiada do grupo LAMCE.