"Quero fazer da minha existencia lesbica feminista a produção crítica de mim mesma e do mundo!"

(frase criada por várias lésbicas feminista do Brasil- Marylucia Mesquita, Luanna Marley, Kaká Kolinsk...)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Hoje 15h Marcha das Vagabundas em Fortaleza

Marcha das Vagabundas: Hoje as 15hrs no CH da UECE!
Todas juntas, pela autonomia das mulheres!!!








Como tudo que acontece lá fora ganha versão nacional, bastou a moda das SlutWalks (“Marcha das Vadias”) chegar ao Brasil para que o cearense, besta de nascença e gaiato por ofício, imprimisse à mobilização feminista um caráter regional. Assim nasceu a “Carreata das Quengas”, ou, como tem sido chamada em alguns bairros nada católicos da Regional V, “Caminhada com Maria Madalena”.
Originalmente, a Marcha das Vadias surgiu em uma universidade canadense, em janeiro deste ano. Motivado por xingamento subliminar de um policial, que, durante palestra, pediu às alunas da instituição que evitassem vestir-se como se estivessem em um videoclipe da Beyoncé, usando roupas que as fariam parecer sluts (barangas ou, se preferirem o léxico local, catirobas), o protesto tem se disseminado por todos os cantos do globo. De Paris ao Parque Araxá, da Times Square à pracinha da 3ª etapa do Conjunto Ceará, levas de moças de família saem de casa com shortinhos pressurosos, como se postos a vácuo, e camisetinhas mostrando o umbigo. Sem descurar, claro, do salto alto e da maquiagem.
Amanhã, São Paulo terá sua marcha. Nas redes sociais, o número de participantes impressiona: pelo menos seis mil pessoas curtiram o evento, que deverá levar à Praça do Ciclista um cardume de beldades em trajes minúsculos. Festa da democracia para uns. Carnaval fora de época para outros.

Na terrinha do amor
No Ceará, a Carreata das Quengas está programada para o dia 17 de junho, em meio ao fogo cruzado junino. Saída: Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (avenida Luciano Carneiro, 345). Chegada: Passeio Público. Pontos importantes do roteiro: bodegas, canteiros de construção civil, escolas católicas, bares do circuito boêmio universitário etc. A intenção é, empunhando cartazes com os dizeres “A dress is not a yes“ e “Quengas, sim; raparigas, não!”, sensibilizar o cachaceiro da Liberato Barroso, o professor que interrompe cada sentença no meio da aula para fixar o olhar na minissaia da aluna, o cobrador que dispensa cinco centavos da adolescente com decote e por aí vai.
Esses e outros males sociais presentes no universo masculino não restarão mais na face da Terra após a passagem da intifada feminina, cujos objetivos incluem prescindir de qualquer aparato do macho, eliminando, juntamente com o preconceito, a cultura sexista, os maus tratos, as cantadas burras, o bullying infantil na fila do cinema etc.

O Alencarino Comum...
...não anda na calçada
Plana acimentada, diagonal íngreme ou derrapa-idoso, a esteira ideal de passagem do pedestre amarga rejeição pior do que a cachaça Pingo de Ouro em calouros da universidade pública. O hábito de frequentar o meio fio ou a zona neutra pós-sarjeta evoca os primórdios da urbanização da cidade. O Manual Moribundo de Urbanismo Cambraia para a Modernidade (Coleção Para gostar de ler os clássicos ) explica: “Quem é liso vai pela sarjeta, superfície de maior aderência, tendo em vista que a aplicação de azulejos nas calçadas apresenta mais riscos de queda para o pedestre.”

...acredita na mágica do buzinaço limpa-trânsito
Eleita pela Unesco como meta para o novo milênio, a conscientização do alencarino comum que a buzina do carro não funciona como o cajado de Moisés requer mais perseverança. AMC concluiu que não tem jeito. Grupo de jovens estudantes de Psicologia da UFC concluem que buzinola tem caráter de compensação. Falta do carinho materno? Saudade do livre-paredão? Previsão de resposta somente no próximo milênio.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/colunas/aerolandiaviaaguanambi/2011/06/10/noticiasaerolandiaviaaguanambi,2254728/carreata-das-quengas-da-rabicaca-ao-machismo.shtml


--
Alessandra Guerra
Fórum Cearense de Mulheres
LAMCE - Liberdade do Amor entre Mulheres no Ceará
http://grupolamce.blogspot.com

Nenhum comentário: