Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF) inicia a capacitação para operadores de segurança pública sobre os direitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros).
O curso, com carga horária de 32h/aula, será extensivo a policiais civis e militares. As aulas acontecem na sede da GMF (Rua Delmiro de Farias, 1900 – Rodolfo Teófilo) das 8h às 17h.
A capacitação elaborada pelo Grupo de Trabalho LGBT da Guarda Municipal contará com um grupo de 50 servidores. O curso será será ministrado por agentes de segurança pública da Prefeitura de Fortaleza, do Estado e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Uma apresentação cultural de transformismo irá iniciar a capacitação. Segundo o coordenador do GT, André Luiz Rosa, o curso pretende minimizar as manifestações homofóbicas. “Servirá para conscientizar os agentes de segurança pública sobre os direitos LGBT”, ressaltou.
As aulas abordarão os seguintes temas: Programa do Governo Federal Brasil sem Homofobia; Papel do Operador de Segurança Pública no Combate e Prevenção á Homofobia; Gênero e Heterossexualidade Obrigatória; Movimentos Sociais LGBT e Segurança Pública; Crimes Homofobicos; Atuação Policial junto a População LGBT; Homofobia Institucional e Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBT – RENOSP.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza