"Quero fazer da minha existencia lesbica feminista a produção crítica de mim mesma e do mundo!"

(frase criada por várias lésbicas feminista do Brasil- Marylucia Mesquita, Luanna Marley, Kaká Kolinsk...)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

7º ENUDES - Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual











Academia e Militâncias em Diálogo: Diversidade Sexual e Lutas Sociais.

Local: Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Data: de 3 a 7 de setembro de 2009.

Com o tema “Academia e Militâncias em Diálogo: Diversidade Sexual e Lutas Sociais”, a sétima edição do ENUDS pretende (a) conjugar os esforços de estudantes e pesquisador@s congregando os movimentos sociais para um debate incisivo no que se refere à diversidade sexual no contexto universitário; (b) problematizar, junto aos movimentos sociais, a forma como lidam internamente com a diversidade de orientação sexual e identidades de gênero; (c) somar esforços no questionamento ao Estado quanto à proposição e execução de políticas públicas no que tange a diversidade sexual; (d) discutir os modos como o ENUDS tem lidado com as outras lutas sociais; (e) debater como essa confluência de atores contribui para a formulação de um ideal de sociedade, pensando se existe a possibilidade de constituição de uma arena onde todas essas lutas sociais se encontrem; (f) problematizar a relação entre militância e academia propiciando o intercâmbio de saberes.
Essa edição do ENUDS inova ao estruturar-se não como um encontro simplesmente acadêmico, mas propondo-se como espaço no qual diversos atores sociais possam se encontrar para um diálogo franco acerca das complexidades inerentes às articulações entre as lutas sociais pela democratização do país. Assim, propomos o debate entre os diversos atores envolvidos com as lutas sociais, tendo como eixo transversal o tema da diversidade sexual, entendendo as lutas sociais como parte do processo de democratização do país.

A importância da constituição desse espaço de diálogo justifica-se também como sendo um momento propício para a análise dos avanços alcançados pelo movimento social LGBT no país tendo como parâmetro outros movimentos de luta pela afirmação da diferença (movimento feminista, movimento negro, entre outros). O encontro de histórias e trajetórias de luta em prol de diferentes causas permitirá a troca de experiências e o traçar de novos rumos partindo de dificuldades encontradas e experiências bem-sucedidas.

Por um lado, o ENUDS 7 propiciará discutir o quanto os movimentos de diversidade sexual têm se apropriado das questões de classe, gênero e étnico-raciais. Por outro lado, o encontro poderá instigar outros movimentos sociais a refletirem sobre a forma como lidam internamente com as questões da diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero. Desse modo, o ENUDS 7 propões um diálogo aberto com os seguintes movimentos sociais:

  • Movimento LGBT
  • Movimento Feminista
  • Movimento Negro
  • Movimento d@s Trabalhador@s Rurais
  • Movimento de luta pela educação
  • Movimento Estudantil
  • Movimento d@s Profissionais do Sexo
  • Sindicatos
  • Movimento de jovens

Nenhum comentário: