"Quero fazer da minha existencia lesbica feminista a produção crítica de mim mesma e do mundo!"

(frase criada por várias lésbicas feminista do Brasil- Marylucia Mesquita, Luanna Marley, Kaká Kolinsk...)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

LAMCE: 5 anos de luta lésbico-feminista!




Em 2004, após a realização do IV Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), que ocorreu na cidade de Fortaleza-Ceará, um grupo de mulheres lésbicas e bissexuais da capital passou a se reunir constantemente para trocas de experiências sobre a Lesbianidade. O primeiro objetivo deste grupo era dar visibilidade às mulheres lésbicas e bissexuais de Fortaleza, durante a IV Parada pela Diversidade Sexual do Ceará que ocorreria em junho.

Assim, no 24 de abril do corrente, foi realizada e fundado o Grupo Lésbicas de Atitude no Ceará (LANCE). Porém este nome , ainda causava um desconforto para algumas integrantes do grupo, na época, pois consideravam o nome “lésbicas” muito “forte”. Mesmo assim, o LANCE saiu para as ruas durante a Parada com o 1º Trio elétrico de lésbicas chamado “Trio Parada na D´ellas”, isto foi um marco na história do movimento de lésbicas no Ceará, já que a voz, a visibilidade e a atitude tinha um nome ...LANCE.

Em meados de agosto, o grupo mudou o significado do nome, que antes era “LANCE” com “N” e passando a se chamar “LAMCE” com “M”, modificando também o significado que passou a ser Liberdade do Amor entre Mulheres no Ceará.

Se consolidando como o primeiro grupo de lésbicas e mulheres bissexuais do Ceará, ao perceber que a questão deste segmento era para além da visibilidade, já que o machismo, sexismo, o racismo e a heterossexualidade obrigatória, são fatores mantedores do sistema patriarcal e que prolifera a discriminação e a violências contra as mulheres lésbicas e bissexuais, o LAMCE passou a incidir politicamente no Estado e nos espaços de controle social, realizando o 1º Encontro da Visibilidade Lésbica no Ceará, voltado para/de/com as lésbicas e bissexuais.

Hoje o grupo LAMCE- Liberdade do Amor entre Mulheres no Ceará, completa 5 anos de existência, atuando em âmbito local, nacional e internacional, lutando pelos direitos humanos das mulheres lésbicas e bissexuais, contra as discriminação e violências à população LGBTT, através do projeto político FEMINISTA, pensando e agindo radicalmente contra este sistema opressor e patriarcal.

Hoje, após 5 anos queremos:
O fim do racismo
O fim da violência contra as mulheres
O fim da homofobia, lesbofobia e transfobia
O fim do capitalismo
O fim do fundamentalismo religioso
A descriminalização e legalização do ABORTO

Queremos um mundo melhor, sustentável e possível para que todas e todos possam de fato viver com liberdade e AUTONOMIA!

Lésbicas feministas pelo fim da ditadura heterossexista!

Nenhum comentário: