"Quero fazer da minha existencia lesbica feminista a produção crítica de mim mesma e do mundo!"

(frase criada por várias lésbicas feminista do Brasil- Marylucia Mesquita, Luanna Marley, Kaká Kolinsk...)

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Produto Humano

Abram alas para este sistema...
Abram alas para o desenvolvimento "sustentável" humano
que nesta "ecologia social" tornam as pessoas descartáveis.
Nesse sistema existem àqueles que se "adaptam"(ou se conformam) e se deixam virar meros instrumentos retornáveis.
Mas lembrem-se: são retornáveis aqueles que o PODER permite!


Luanna Marley

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

I Caminhada de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Ceará!



Não precisa dizer + nada! Contamos com a presença de todas!

Carta as participantes do I Encontro de Lésbicas e mulheres bissexuais do Ceará

Caras companheiras participantes do I Encontro de lésbicas e mulheres bissexuais do Ceará. Nós, da organização desejamos que vocês sejam muito bem vindas a Fortaleza.

O objetivo desse encontro é propiciar as nossas trocas de experiências e “informações” afim de que refletimos sobre nossas situações nessa sociedade de regras e normas comportamentais.

Para que isso aconteça, nós planejamos alguns momentos de reflexão, outros de ação e ainda algum tempo livre para que possamos informalmente dialogar e nos conhecer melhor.

O lugar onde acontecerá o evento é o Centro de Pesquisa Frei Humberto do MST que se localiza na Rua Paulo Firmeza, 445, São João do Tauape. Nesse mesmo local serão feitas todas as refeições e ficaram hospedadas todas as participantes do interior do estado e também algumas pessoas da organização.

Para as participantes do interior estarão garantidos os seguintes gastos: Hospedagem durante os dias 22, 23, 24 e 25 pela manhã, Café da manhã do dias 23, 24 e 25, Almoço dos dias 23 e 24, Jantar dos dias 22, 23 e 24, e Lanches. Ainda serão repassados os valores correspondentes a viagem até Fortaleza, desde que os gastos sejam comprovados por recibos, notas, bilhetes da passagem ou outros comprovantes válidos .

A orientação é que assim que a participante chegar a Fortaleza pegue um Taxi com outras participantes do mesmo estado ate o centro Frei Humberto de Formação que também ressarciremos esse gasto.

Para as participantes de Fortaleza serão garantidos almoço e lanche durante o(s) dia(s) da(s) atividade(s) participada e mais o material didático.

Salientamos que o entorno do local do evento não é muito seguro, por isso orientamos que saídas noturnas devem ser evitadas ou feitas através de taxi ou carro e além disso é essencial informar ao MST o horário do retorno.

Maiores Informações:

ALYNE: (85) 87950564

CRISTIANE: (85) 87080959

ELITÂNIA: (85) 81125510

Desejamos que todas tenha um bom encontro e uma boa estadia em Fortaleza!

Secretária executiva

I Encontro de Lébicas Mulheres Bissexuais do Ceará

I Encontro Estadual de Lésbicas e Mulheres Bissexuais

Agora vai acontecer de verdade! Depois de muita discussão e muita ação, temos o prazer de anunciar que o nosso I Encontro Estadual de Mulheres Lésbicas e Bissexuais finalmente vai acontecer!
Estão sendo destinadas 70 vagas para o evento, sendo que 30 são para participantes do interior do estado e 40 para participatnes de Fortaleza.
Até o presente momento temos 27 das 30 vagas disponíveis para o interior preenchidas, mais ainda há tempo para inscrições, principalmente se você for de Fortaleza!
Confira a programação do encontro:

Programação I° Encontro da Visibilidade Lésbica do Ceará

Dia 22 Quarta-feira

16hrs: Chegada das participantes e credenciamento

19hrs: Cerimônia de Abertura com Tambores de Safo

Dia 23 Quinta-feira

9hrs: Discussão Inicial - Gosto de Mulheres: tenho sempre que me esconder?

11hrs: Exibição de parte do filme “Desejos proibidos”

12hrs: Almoço

14hrs: Debate em grupos

16hrs: Socialização dos trabalhos de grupo

18hrs: Noite livre

Dia 24 Sexta-feira

9hrs: Oficina de Tambores

13hrs: Almoço

16hrs: Concentração da Iª Caminhada de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Ceará

18hrs: Inicio da Caminhada

19hrs: Festa alusiva da Visibilidade de Lésbicas e Mulheres Bissexuais

22hrs: Encerramento

Maiores informações, deixe um recado aí em baixo ou telefone para Alyne (85 8795.0564) ou Crisinha (85 8708.0959).

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Convocatória para Artístas Lésbicas e Bissexuais

Está lançada a convocatória para artistas cearenses que desejam ver seus trabalhos expostos na I Mostra de Arte Lésbica e Bissexual do Ceará.
A mostra está sendo organizada por militantes independentes em parceria com o Grupo LAMCE e tem por objetivo divulgar as produções artísticas que visibilize as relações entre mulheres.
As interessadas devem enviar a ficha de inscrição abaixo para o e-mail cristianevaldivino@gmail.com até o dia 14 de setembro.



Primeira Mostra de Arte Lésbica do Ceará

Nome Completo:
Nome Social:
Documento de Identidade (RG): CPF:
Endereço Completo:
N.º Bairro:
CEP: Cidade: Estado:

Telefones para contato : E-mail:

Você está vinculado a alguma instituição, grupo, ONG ou movimento social?

Você conhece ou tem contato com alguma luta pelos direitos LGBT no Brasil?

Qual tipo de trabalho artístico trabalha? você possui um currículum ou portifólio?

Como poderíamos conhecer seu trabalho?

Observação: Esclarecemos que esta ficha de inscrição deverá ser enviada até a data de 14 de setembro para o seguinte e-mail (cristianevaldivino@gmail.com) pois será avaliada por uma comissão formada pela organização da Semana da Visibilidade Lésbica. Caso a inscrição seja validada ela dará direito a expor seus trabalhos na amostra de arte lésbica ou feira mix que acontecerão em alusão a semana da visibilidade lésbica nos dia 22,23 e 24 de setembro tendo como objetivo mobilizar as lésbica e bissexuais para estarem juntas levantando suas bandeiras de luta.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cirurgia para mudança de sexo de mulheres será permitida no Brasil

Procedimento consiste em remoção do útero, ovários e mamas. Construção de pênis ainda segue com caráter experimental.

Do G1, em São Paulo

A cirurgia para mudança de sexo em mulheres, antes permitida somente como experiência, será autorizada no Brasil a partir de decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM), a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A técnica retira mamas, ovários e útero do corpo da mulher. A construção de um pênis no transexual feminino ainda será mantida com caráter experimental, não sendo liberada.

A decisão do CFM, assinada pelo conselheiro relator Edevard José de Araújo, vale para qualquer estabelecimento, público ou privado, capaz de realizar o procedimento.

Para isso, é preciso que a transexual ou interessada em mudar de sexo atenda a critérios como grande desconforto com o corpo original.

Para ter direito à cirurgia, a pretendente precisa ter mais de 21 anos, diagnóstico médico de transgenitalismo e condições físicas de passar pela operação. Os critérios são definidos por um conselho médico com psiquiatra, cirurgião, endocrinologista, psicólogo e assistente social.

Segundo o texto da decisão, o transexual tem um desvio psicológico que o faz não se conformar com o seu corpo. Essa rejeição pode levar a mutilações e suicídios por parte dos transexuais. Para o CFM, a candidata à cirurgia deve ter o desejo de mudar de sexo a pelo menos dois anos, provado com acompanhamento médico.

A resolução faz com que a cirurgia não seja mais considerada crime de mutilação, como previsto pelo artigo 129 da Constituição, já que seria apenas uma correção para atender ao conforto do transexual.

saiba mais

Transexual deve ser chamado por nome social durante atendimento médico em SP
SP: servidores transexuais podem usar nome social
SP ganha ambulatório exclusivo para travestis e transexuais

Fonte: